Notícias mês 01/2019

EPS Diesel is rapidly approaching the finish line for certification of its Graflight 8 engine. They have already manufactured multiple engines sets that conform to the drawings that were approved in the certification process. Their first conforming engine, serial number 1, is being used for certification testing. Serial number 2 has already been shipped to an OEM for testing and evaluation. Eventually, numbers 3 and 5 will be shipped to the same OEM. The Graflight Flat 8 can be configured to develop from 320 to 420 horsepower.

 

The copies being shipped to the OEM are rated at 385 horsepower. The EPS diesel is an entirely original, clean-sheet design with a prodigious list of outstanding innovations designed to reduce weight as well as pilot workload; while enhancing fuel efficiency and performance; increasing reliability and TBO hours; offering an incredible range of horsepower settings; and providing a substantial reduction in on-going maintenance requirements and costs. The engine synthesizes modern technologies in a configuration that substantially advances diesel engine performance. EPS anticipates production line activity by mid-year.

 

For further information visit: eps.aero.

 

Fonte: Bart International

EPS BEGINS SHIPPING PRODUCTION ENGINES

Migração do Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas para o Portal AISWEB

A partir de 03/01/2019, o Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas migrará do Portal Operacional do CGNA para o sitio oficial de Informações Aeronáuticas do Brasil - Portal AISWEB. Desse modo, não será mais necessária a emissão de NOTAM para a publicação das referidas rotas e as informações de interesse dos usuários passam a estarem reunidas em um só local.

 

A alteração atende aos anseios dos usuários e formaliza o cumprimento de um compromisso assumido pela organização com os representantes das empresas aéreas, domésticas e internacionais, bem como IATA e ABEAR, na 11ª Reunião do Grupo ADHOC do GEPEA Tomada de Decisão Colaborativa – Rotas (GEPEA/SG1/CDM-Rotas Internacional/11), ocorrida em setembro do corrente ano.

A partir da mencionada data o Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas poderá ser acessado diretamente por meio do link: “Rotas Preferenciais”, do Portal AIS WEB.

 

Fonte: DECEA

Aeroportos brasileiros se destacam em ranking de pontualidade mundial

Consultoria britânica cita terminais e empresas brasileiras entre os mais pontuais do mundo

A empresa de consultoria britânica OAG, especializada em aviação, divulgou nesta segunda-feira (7) o ranking dos aeroportos e empresas aéreas mais pontuais em 2018. Os terminais brasileiros obtiveram destaque nas principais categorias. O critério de pontualidade, tanto para aeroportos como para empresas aéreas, foi o pouso e a decolagem das aeronaves com até 15 minutos de atraso em relação ao horário previsto.

 

 O relatório sobre aeroportos é dividido em 5 categorias principais: Small (até 5 milhões de passageiros/ano), Medium (de 5 a 10 milhões de passageiros/ano) Large (de 10 a 20 milhões de passageiros/ano), Major (de 20 a 30 milhões de passageiros/ano) e Mega (mais de 30 milhões de passageiros/ano).

 

Na categoria Small os aeroportos de Curitiba e Salvador ficaram com a 3ª e a 13ª posições, respectivamente.

 

 Já na categoria Médium os terminais brasileiros ocuparam seis posições no total de 20 aeroportos classificados. Destaque para o terminal de Viracopos que ficou com o 3º lugar, seguido de Recife (4º), Santos Dumont (5º), Belo Horizonte (6º), Galeão (8º) e Porto Alegre (9º).

 

 Na categoria Large o aeroporto de Brasília ficou com a 3ª posição, e o aeroporto de Congonhas na 6ª.

 Por último, o aeroporto de Guarulhos ficou com a 10ª posição entre os aeroportos da categoria Major.

 

A OAG também avalia a pontualidade das empresas aéreas. Na avaliação de todas as categorias, o grupo Latam ficou com a 7ª posição, seguido da Azul Linhas Aéreas, com a 8ª colocação entre as empresas mais pontuais das 20 classificadas, conforme o volume de passageiros transportados por cada uma.

 

ÍNTEGRA DO ESTUDO - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) não tem responsabilidade sobre os dados divulgados pela consultoria OAG, que coletou as informações utilizadas no levantamento e realizou estudo comparativo a respeito da pontualidade de voos de empresas aéreas e aeroportos. A íntegra do documento pode ser acessada clicando aqui.

 

Fonte: ANAC

Segundo protótipo do Global Eye inicia voos de teste

Notícias mês 12/2018

PLATAFORMA DE ALERTA AÉREO ANTECIPADO EMPREGA SISTEMAS NO ESTADO DA ARTE

 

O segundo protótipo da plataforma Global Eye decolou pela primeira vez hoje (3), do aeroporto da Saab, em Linköping. O Global Eye é um avançado sistema aerotransportado de vigilância e sensoriamento, destinado a missões de alerta aéreo antecipado e controle aéreo (AEW&C, na sigla em inglês).

 

A plataforma é baseada no Bombardier Global 6000, que recebeu uma série de adaptações para realizar a missão, incluindo o radar Erieye ER. O sistema oferece alcance estendido, amplo raio de detecção e capacidade de multitarefas, incluindo vigilância marítima e terrestre, apoio a operações militares, alerta aéreo antecipado, controle de missão, busca e salvamento, entre outros.

O primeiro cliente do Global Eye são os Emirados Árabes Unidos. O valor estimado de cada plataforma completa é de 345 milhões de coras suecas, aproximadamente R$ 144 milhões.

 

Fonte: AEROmagazine por Edmundo Ubiratan

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