Javascript DHTML Drop Down Menu Powered by dhtml-menu-builder.com
 


Web ABAG

Aviação Virtual - Um hobby que vem conquistando cada vez mais adeptos

A aviação, no geral, fascina a quase todos. É incrível como aquelas grandes "máquinas" ganham os ares, desafiando as leis físicas. Também pudera, o grande sonho do homem foi querer voar, ganhar os ares a e liberdade dos céus como os pássaros. Muito tempo levou até que um brasileiro chamado Alberto Santos Dumont fez com que o primeiro aparelho mais pesado do que o ar levantasse voo, foi um voo curto e de baixa altitude, mas foi o começo do sonho, de lá para cá muito se evoluiu e hoje tempos aí grandes aeronaves cruzando os nossos céus.

Para se tornar um PC (Piloto Comercial) requer mais ou menos um investimento de R$ 20.000,00, um valor nem tanto acessível a todos os "aeroentusiastas" sem contar que as empresas de táxi aéreo só aceitam copilotos com no mínimo 500 horas de voo, isso é uma requisição das empresas seguradoras e não necessariamente das empresas de táxi aéreo, o que vai requerer um investimento um pouco maior. Graças a nossa tecnologia podemos voar sem gastar muito, mesmo sendo um voo virtual.

Tudo o que você vai precisar é de um microcomputador razoavelmente bom, um programa de simulador e um joystick, essencial para pilotar. O simulador mais conhecido por todos é o Microsof Flight Simulator que está agora na versão 2002 Standard e Professional. A diferença é que o Professional além de um pouco mais caro vem com mais aeronaves e com alguns programas aplicativos. Mas não existe somente o Flight Simulator, outros simuladores tão bons quanto o da Microsoft estão no mercado.

Você pode incrementar o simulador, tornando-o mais real, na internet é possível encontrar para download, em diversos sites, novas aeronaves, painéis, sons, cenários etc. Aeronaves com pintura das cias aéreas brasileiras e estrangeirais, aviões militares, enfim. Também programas que auxiliam a navegação como GPS's, cartas IAC, SID e STAR.

Para encontrar isso na internet é simples, basta usar um site de busca e usar palavras chaves como "aeronaves; aviões; cenários; sons"; associada à palavra "flight simulator" ou do simulador que você utiliza. Para tornar mais real, habitue-se a seguir os procedimentos reais de check-list de cada aeronave para as situações de voo, decolagem, aproximação, etc. e use o máximo que puder dos recursos oferecidos na internet para tornar o voo virtual o mais real possível, mas deixo aqui a minha ressalva: tudo o mais que puder ser utilizado para tornar o simulador mais próximo do real é sempre bem-vindo, porém tudo o que se aplica em um simulador de voo jamais deverá ser colocado em prática na aviação real em hipótese alguma. No mais, é decolar e curtir o seu voo.

Fonte: Air Safety Group

Clique aqui e faça parte da ABAG. Ajude-nos a voar mais alto.