Javascript DHTML Drop Down Menu Powered by dhtml-menu-builder.com

Passaporte com chip será emitido neste ano

Novo documento irá armazenar dados biográficos e biométricos com mais qualidade e segurança. A emissão do passaporte com chip no Brasil começará ainda em 2010. A nova tecnologia irá armazenar dados biográficos (nome, data de nascimento, sexo etc.) e biométricos (impressões digitais e fotografia do rosto) com mais qualidade e segurança, de acordo com a Polícia Federal.

 

O passaporte azul, emitido atualmente, contém dados biométricos, mas a fotografia tem resolução baixa em comparação com a fotografia que será armazenada no passaporte eletrônico, ou e-passaporte, como será chamado o novo documento. A ideia é inicialmente testar a tecnologia no aeroporto de Brasília a partir de dezembro.

– Vamos ter a segurança do chip, que dificulta o acesso aos dados – afirma Eduardo de Mattos Hosannah, chefe da Divisão de Documentos e Viagens do Ministério das Relações Exteriores.

Outra vantagem será a dificuldade de falsificar o e-passaporte.

Além da segurança, o chip promete mais rapidez no processo de migração. Em aeroportos cada vez mais superlotados, a tecnologia agiliza as filas ao não exigir conferência por um funcionário – a previsão é que o passageiro seja liberado em até oito segundos. Economia de gastos com pessoal e de espaço necessário para o controle de fronteiras nos aeroportos e filas menores estão entre as vantagens citadas pela PF. Mas, para o turista, a novidade significa abrir mais o bolso.

De acordo com a Polícia Federal, o atual valor para emissão do passaporte, de R$ 156,07, subirá em dezembro porque será reajustado o órgão não informa de quanto será o aumento.

 

Fonte: ZERO HORA

.

ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL

.

Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP

Tel: +55 (11) 5032-2727   |   Fax +55 (11) 5031-1900

– FALE CONOSCO –